Projetos de pesquisa financiados pelo CNPq
  • Um modelo de custo de capital próprio em infraestrutura
  • Custo de capital dos acionistas: uma metodologia de cálculo aplicada ao setor de infraestrutura

Resumo geral dos projetos:

Um dos grandes desafios do setor de infraestrutura é a correta mensuração do retorno aos investidores do capital. Para tanto, a grande maioria das Agências Reguladoras utiliza como base o modelo do CAPM de Sharpe, Lintner e Mossin (1964) ou alguma de suas variantes. Da, Guo e Jagannathan (2012) justificam o uso contínuo do modelo CAPM na precificação do custo de capital próprio das empresas.

Para o cálculo do custo de capital próprio é necessário, além de um modelo robusto, realizar a estimativa de parâmetros como: taxa livre de risco, beta, prêmio de mercado, risco país, etc. Alguns autores como Sanvicente (2012), Bianconi e Yoshino (2012) ressaltam as dificuldades dos Reguladores em proverem adequado tratamento técnico aos parâmetros. De fato, a existência de assimetria de informações entre regulados e reguladores provoca distorções relevantes nas negociações, o que já ocasionou por vezes a ocorrência de captura do regulador, conforme mencionam Karam e Shima (2012).

O resultado do projeto será criar uma metodologia para a estimação do custo de capital próprio (ex post) de empresas do setor de infraestrutura e desenvolver uma abordagem teórico-prática consistente com as demandas de todos os stakeholders. Este modelo será compartilhado entre agências reguladoras e concessionárias de forma a contribuir com o processo decisório em revisões tarifárias e no estabelecimento de novos projetos.

A grande contribuição da pesquisa vem a ser o desenvolvimento do modelo de cálculo do custo de capital próprio, que deverá incorporar:

  • Tratamento homogêneo das demandas dos investidores;
  • Alcançar a modicidade tarifária;
  • Forte respaldo técnico-científico às decisões;
  • Menor subjetividade na escolha de premissas de cálculo;
  • Estabelecimento de um cenário–base para o setor;